Educação a Distância

EAD COMO TUDO COMEÇOU

A Educação a Distância, podemos dizer, surgiu no século XV, quando Johannes Guttenberg, em Mogúncia, Alemanha, INVENTOU A IMPRENSA. A invenção tornou desnecessário ir às escolas para assistir os venerandos mestres ler na frente de seus discípulos. Os acadêmicos liam em casa. Encontramos referências ao ENSINO POR CORRESPONDÊNCIA em 1840 na Inglaterra, em 1856 na Alemanha, em 1874 nos Estados Unidos, em 1886 na Suécia. Nesse período, a aplicação de EAD em cursos superiores surgiu com mais ênfase na Rússia, Alemanha, Grécia e Estados Unidos. No entanto a grande difusão se deve aos Centros Educacionais da Espanha, França e Inglaterra, proporcionando que outros países adotassem os modelos. Na América Latina e Caribe, a difusão deu-se na Venezuela por meio da Universidad Nacional Abierta e da Costa Rica por meio da Universidad Nacional Estatal a Distância.

SAIBA MAIS

Educação a Distância no Brasil Mídia Impressa, Rádio e Televisão Educativa.

  • 1904 - Mídia impressa e correio – ensino por correspondência privado;

  • 1923 - Rádio Educativo Comunitário;

  • 1965-1970 - Criação das TVs Educativas pelo poder público;

  • 1980 - Oferta de supletivos via telecursos (televisão e materiais impressos), por fundações sem fins lucrativos;

  • 1985 - Uso do computador “stand alone” ou em rede local nas universidades uso de mídias para armazenamento das aulas;

  • 1989 - Criação da Rede Nacional de Pesquisa - uso de BBS, Bitnet e e-mails;

  • 1990 - Uso intensivo de teleconferências (cursos via satélite) em programas de capacitação a distância.

  • 1994 - Início da oferta de cursos superiores a distância por mídia impressa.

  • 1995 - Disseminação da Internet nas Instituições de Ensino Superior, via RNP;

  • 1996 - Redes de videoconferência – Início da oferta de mestrado a distância, por universidade pública em parceria com empresa privada.

  • 1997 - Criação dos AVAs - Ambientes Virtuais de Aprendizagem – Início da oferta de especialização a distância, via Internet, em universidades públicas e particulares.

  • 1998 – Consolida-se o uso de mídias de armazenamento: disquetes e CD-ROM, como meios complementares. Consolidam-se as vídeo aulas;

  • 1999/2001 - Criação de redes públicas, privadas e confessionais para cooperação em tecnologia e metodologia para o uso das TIC na EAD;

  • 1999/2002 - Credenciamento oficial das IES – Instituições de Ensino Superior - instituições universitárias, para atuar com educação a distância;

  • 2000/2002 – Inicia-se a instalação de infraestrutura própria de CPDs dentro das IES para atender aplicações em EAD;

  • 2003 – É criada a UVB – Universidade Virtual Brasileira, universidade virtual de ensino superior, credenciada pelo MEC em 8 de maio de 2003, com autorização para ofertar 4 cursos de bacharelado pela Internet;

SATÉLITE COMO ENTRA AQUI?

  • 2004 - Crescem as ofertas de EaD pelas IES. Cresce o uso de servidores “caseiros” hospedando sistemas de software de EaD e Internet “caseira”. Surgem Provedores de internet oferecendo infraestrutura de servidores para hospedar softwares para EaD. Neste ano, como já vimos, é que o Grupo Directweb começa a trabalhar com o sistema EDUEAD DIRECT customizado a partir do LMS moodle.

  • 2005 – Aumentam os cursos de EaD em todo o Brasil e o uso de CPDs, ambientes internos de informática das IES, sendo utilizados como infraestrutura para hospedar servidores hospedando sistemas de software para EaD;

  • 2006 – IES começam a aceitar ambientes físicos especiais externos – outsourcing (terceirização de serviços lógicos de informática e TIC), usando nossos servidores dedicados, voltados para EAD. Hospedados em Data Center com serviços ininterruptos em regime de 24x7x365. Agrega-se a esses ambientes lógicos avançados sistemas de Internet e backup;

  • 2007 - Instituições de Ensino Superiores se lançam havidamente em oferecer cursos de graduação, pós-graduação e livres totalmente a distância;

  • 2008/2010 – O Brasil está repleto de cursos de Educação a Distância, crescendo o uso desses ambientes especiais, externos, chamados de Data Centers, para hospedar servidores e sistemas de LMS – Learning Management Systems. O MEC – Ministério da Educação e Cultura começa a fiscalizar com maior rigor os cursos de graduação ofertados pelas IES.

  • 2014/2016 – A Educação a Distância no Brasil se concretiza e avança no uso de tecnologias em TIC. Doutores, Mestres e Professores tutores se notabilizam pelos conhecimentos que apresentam na formação de Cursos, Treinamentos em Escolas Virtuais. O Moodle usado no Brasil e no mundo, passa a ser o mais respeitado LMS adotado pelas IES-Instituições de Ensino Superior, colégios e corporações-empresas. Independente das customizações levadas a efeito do LMS-AVA EDUEAD DIREC, durante todos esses anos, O Grupo Directweb, se coloca como a empresa que, incondicionalmente, mais apoiou a divulgação do Sistema LMS MOODLE no Brasil e, juntamente, com a Comunidade Moodlel se coloca, como tendo parcela significativa de participação para o LMS MOODLE se consolidar como sendo o melhor de todos.

  • 2002 – Lançamento pela Divisão Eduead do Grupo Directweb do DIRECTEDUK sistema LMS-AVA integrado com sistema WEBINAR/tv de transmissão ao vivo e gravada.

2002. EDUEAD - Evolução, Inovação, Tecnologias.